top of page

Como tangibilizar o Propósito e fazer ele ganhar vida?

  • Foto do escritor: Édson Britembach
    Édson Britembach
  • 27 de mar. de 2021
  • 3 min de leitura

Atualizado: 10 de dez. de 2025

Quando se conclui a identificação do Propósito, na realidade significa que é dado início a outro trabalho: fazer com que ele chegue na ponta, naquele funcionário que está no buttom line da empresa, e no cliente que está apático com o que faz.


O exercício para identificar o Propósito não se encerra em si mesmo, como um ato de mero narcisismo. Não se trata de dourá-lo num manifesto publicitário ou enquadrá-lo numa bela moldura para depois esquecer do real significado na semana seguinte. Como geralmente acontece com missão, a visão e os valores (muitos praticamente iguais).


Propósito é o primeiro passo para unificar o entendimento dos funcionários, parceiros comerciais e consumidores do porquê sua Marca faz o que faz. O Propósito alinha o discurso, as pessoas e as iniciativas, tornando a estratégia clara e potente.


Outro ponto importante que é preciso tomar cuidado: a velha armadilha do belo planejamento que acaba morrendo na execução. Por isso, a identificação do Propósito deve ser conduzida de forma séria e verdadeira em cada detalhe, levando em consideração as Pessoas, a Cultura e os Talentos da sua organização, além das Necessidades do Mundo.


Nem from top. Nem bottom up.


“Onde a interseção dos seus Talentos únicos com as Necessidades do Mundo se encontram, aí está sua vocação”.


Essa frase tem mais de 2 mil anos. Foi dita por Aristóteles quando indagado o que uma pessoa deveria fazer para encontrar seu real sentido de existência, o Propósito.


Aristóteles, assim como outros filósofos daquela época, não pensava em instituições. Mas sim no real sentido da vida humana. Citei essa passagem porque o Propósito só fará sentido para as pessoas se surgir dos verdadeiros Talentos da empresa e se for se conectar com uma Necessidade do mundo. É olhando de dentro para fora que se encontra um modo único para que seu produto ou serviço contribuam para um mundo melhor.


Há uma perigosa confusão a respeito do assunto. Muitas organizações são levadas a acreditar e a olhar simplesmente para a demanda do mercado. Ela é, e sempre será, importante, mas isso não é Propósito. É posicionamento.


Ou seja, há processos que precisam ser obedecidos para que o Propósito se revele e ganhe vida, integrando-se à cultura da sua empresa, à relação com seus funcionários e, consequentemente, ao mercado. Quando você tem vários concorrentes atendendo as mesmas necessidades — que aumentam a cada dia — é quando o conjunto de seus Talentos supre uma Necessidade do mundo e torna a sua Marca única. Concorrentes podem oferecer um produto ou serviço idêntico, mas jamais terão esse mix de elementos que compõem sua organização.


O Propósito nunca deve ser desenvolvido isoladamente. Afinal, este afetará sua empresa por inteiro. Para essa busca, devem participar do processo donos, diretoria, funcionários, clientes e consumidores. Descobrir e dar vida ao Propósito só ocorre quando todos os stakeholders se envolvem e compartilham da mesma vocação, crenças e ideais da Marca.


E como levar o propósito para fora da empresa?


Propósito tem a ver com o Porquê. Não é o quê e nem como você faz, mas porque você faz tal coisa. A melhor forma de explicar o Propósito a qualquer um é contar porque a gente faz o que faz. Essa deve ser a grande busca: saber o motivo da existência do seu produto ou serviço e como ela impacta na vida das pessoas para um mundo melhor. É preciso fazer sentido para todos, caso contrário não será levado adiante.


Falando do ponto de visto do consumidor, tudo o que a organização faz — cada forma de contato (atendimento, comunicação e campanhas) — tem que seguir o tom de voz à luz do Propósito.


Deve ser usado como um guia que ilumina o caminho. É uma forma de levar responsabilidade às pessoas a diversos setores. Particularmente, às áreas de RH, treinamento, operações, comunicação e marketing. Cada uma terá de encontrar a sua forma de transformar o Propósito em verdade no seu cotidiano. É um exercício difícil, mas que precisa ser feito.

Comentários


bottom of page